Música de conforto


DEIXE ALGO ENTRAR POR UM OUVIDO e sair pelo outro não é tão simples como gostaríamos de crer. Os sons que ouvimos causam um impacto – para o bem e para o mal. Agora mesmo vamos fazer um teste: ajeite-se confortavelmente, feche os olhos e aquiete-se. Fique assim por 1 minuto. Percebeu quantos sons?



A verdade é que existimos mergulhados em um oceano sonoro, basta focar a atenção no momento presente para se dar conta disso. E o problema é que, no nosso cotidiano nas grandes cidades, a maioria dos ruídos nos prejudica a ponto de causar doenças.



O ser humano tende sempre a buscar ordem, segurança e conforto, em todas as áreas da vida. Sem organização rítmica, melódica e harmônica, os chamados sons dissonantes, popularmente conhecidos como ruídos, tendem a ser desorganizadores, ou seja, a causar mal-estar. É o caso das sirenes, britadeiras e alarmes.



MÚSICA DA NATUREZA



Isso é tão serio que estudos feitos pela Universidade Federal de São Paulo concluíram que o ruído tem a propriedade de aumentar a sensibilidade à dor, fazendo com que os doentes de UTI precisem de uma quantidade maior de analgésicos por conta dos barulhos emitidos pelas máquinas. Se os ruídos podem fazer tanto mal, o inverso é verdadeiro: os sons agradáveis têm a capacidade de fazer um bem enorme.



Cada órgão do nosso corpo vibra em sintonia com o universo, em uma freqüência especifica. A doença se instala quando ocorre a desconexão. É isso mesmo: há uma permanente vibração de sons do universo, e esses sons nos fazem lembrar a nossa verdadeira essência, da nossa natureza. O barulho do vento, o cair da chuva e das folhas, a dança das ondas do mar, o piar dos pássaros – todos esses sons têm poder de cura. Rodeados por eles, em meio a natureza, nos reconectamos com o todo.



Deixe então, no seu carro, CDs de sons primordiais da natureza e perceba como você se acalma no transito. Coloque no seu escritório uma musica new age ou clássica e em breve no seu relacionamento interpessoal se equilibrará. Se você esta agitado, ouça uma música tranqüila; se você esta irritado, ouça uma música refrescante; se você esta letárgico, ouça uma música que energize. Analisa seu estado de espírito, ouça sua sabedoria interior e escolha a música da qual você necessita em cada momento.



Percebeu como é fácil ser feliz?









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Romance à moda eterna